Podcast Cinema em Cena

PODCAST #139: Grandes Filmes: RASHOMON

June 1, 2015

Na quinta entrada da série Grandes Filmes, o Podcast Cinema em Cena analisa Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Machiko Kyō, Masayuki Mori, Noriko Honma e Kichijiro Ueda.

Rashomon foi o vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951 e, a partir dali, o cinema japonês passou a ser descoberto pelo Ocidente. O filme de Kurosawa, renegado em seu próprio país inicialmente, impressionou o público, a crítica e cineastas que se surpreenderam com o estilo preciso do diretor, que não abria mão de usar ângulos e movimentos de câmera variados, mas nunca gratuitamente.

A estutura narrativa de Rashomon também é outro achado: uma história, quatro versões, nenhuma verdade absoluta. A certeza é que ele trabalha temas universais e atemporais que dizem respeito à condição humana. Um grande filme por excelência, mas apenas um da primorosa filmografia de Kurosawa.

Programa apresentado e produzido por Renato Silveira, com os comentários de Antônio Tinôco e Stephania Amaral, da equipe Cinema em Cena, e de Ana Lúcia Andrade, professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

Interaja com os demais ouvintes nos comentários abaixo. Tem um recado para a nossa equipe? Envie sua mensagem para o e-mail cinema@cinemaemcena.com.br