Podcast Cinema em Cena

PODCAST #112: Os filmes de Eduardo Coutinho

March 14, 2014

Nota do editor: o áudio deste podcast foi substituído em 16/03/2014 por uma versão que traz correção na música de fundo que, na primeira versão, estava num volume mais alto que o ideal. Caso você queira guardar o programa em sua coleção, basta fazer novamente o download do arquivo. Pedimos desculpas pelo transtorno.

Na 21ª entrada da série Grandes Diretores, o Podcast Cinema em Cena faz ao mesmo tempo um tributo ao cineasta Eduardo Coutinho, morto em fevereiro, e uma discussão sobre os principais aspectos de sua obra. O início da carreira no Cinema Novo fazendo ficção. A transição para o documentário nos anos 70 com os trabalhos na TV. A retomada de Cabra Marcado Para Morrer quase 20 anos depois do início do projeto. A consagração de seu estilo como documentarista em filmes como Santa Marta: Duas Semanas no Morro, Boca do Lixo, Babilônia 2000Santo Forte, Edifício Master, PeõesO Fim e o Princípio. A mudança de abordagem com Jogo de Cena, Moscou e As Canções. O experimento de Um Dia na Vida.

Participam desta edição: Renato Silveira, editor do Cinema em Cena, nosso redator Antônio Tinôco, o professor e pesquisador Ataídes Braga, diretor da Artesãos Tagarelas, e a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Roberta Veiga, editora da revista Devires.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

Interaja com os demais ouvintes nos comentários abaixo. Tem um recado para a nossa equipe? Envie sua mensagem para o e-mail cinema@cinemaemcena.com.br